
5 dicas para cuidar da pintura do seu carro e deixa-lo brilhando
Cuidar da pintura de carro é algo fundamental para a valorização do veículo. Já parou para pensar nisso?
Um carro com manchas ou danos na pintura perde valor de mercado na hora da venda, e pode te deixar no prejuízo.
Mas é claro que essa não é a única razão para cuidar da pintura do veículo. Até porque, você pode nem estar pensando em vender o seu carro agora, não é mesmo?
Na verdade, uma das principais razões de manter o carro bem cuidado é seu próprio bem-estar.
Com certeza, é muito mais prazeroso dirigir um veículo bonito e brilhante, do que um que possui vários danos e manchas na lataria.
Sem contar que deixar a pintura conservada vai diminuir os seus custos com funilaria e pintura. Enfim, pode ser caro pintar um carro e recuperar os danos à pintura.
Como preservar a pintura de carro e deixá-la brilhando?
Há certos procedimentos que conseguem bloquear os raios solares e impedir que a lataria desbote. Outros eliminam as sujeiras impregnadas e que deixam a superfície do veículo áspera.
Veja abaixo mais sobre esses processos
1. Lave o carro periodicamente
Vale a pena lavar o carro, pelo menos, a cada quinze dias. Ou, se ele tiver muito exposto a contaminantes, uma vez por semana.
Assim, você vai impedir que a sujeira se impregne e provoque danos à lataria.
2. Faça a descontaminação de pintura
Após uma lavagem completa da lataria, as sujidades visíveis são eliminadas. Mas, além delas, a lataria do carro sempre acumula contaminantes invisíveis à olho nu.
Entre eles estão: o piche, contaminação industrial, fuligem, pó de tinta e vários outros. A limpeza comum não consegue retirá-los. É aí que entra o processo de descontaminação de pintura.
A descontaminação é realizada por meio de uma massa abrasiva, chamada de Clay Bar.
A massa é passada em toda a área afetada pela contaminação. Então, após o processo, a superfície se torna mais brilhante e lisa, livre da sujeira que estava impregnada.
3. Proteja a pintura do seu veículo.
Após fazer uma lavação e uma descontaminação correta na pintura do seu veículo é muito importante se fazer a aplicação de uma proteção sobre a mesma, podendo ser feita com ceras, selantes ou aplicação de um vitrificador quando se busca um resultado de mais excelência
No nosso cotidiano existem vários fatores que podem trazer riscos para a pintura de um veículo, tais eles como: fatores climáticos como o sol e a chuva, fezes de pássaros, folhas e seva de arvores e entre outros, por isso é tão importante tomar esses cuidados.
4. Realize o polimento e a cristalização de pintura
A importância do polimento automotivo consiste em recuperar pinturas danificadas trazendo de volta o brilho eliminando arranhões e manchas mais superficiais na pintura, também sendo uma etapa preparatória para a cristalização e a vitrificação de pintura
A cristalização é a técnica que consiste na aplicação de uma camada fina de resina após o polimento técnico. Isso garante uma camada protetora semelhante à da cera, mas mais duradoura, evitando inclusive que agressões externas atinjam o verniz do carro.
Em média, essa durabilidade é de um a seis meses. Durante este período, a lataria fica protegida contra pequenas agressões, e agentes contaminantes têm maior dificuldade de se instalarem.
Sem contar que o visual do carro se torna mais brilhante.
5. Aposte na vitrificação de pintura do seu carro
A vitrificação é um serviço pouco mais avançado que a cristalização, O processo consiste na aplicação de um produto específico no carro. Esse produto tem em sua composição substâncias também presentes no vidro, por isso o nome deste serviço automotivo. Tem como função principal aumentar a dureza original do verniz, tornando mais difícil o acesso ao verniz por ocasião de um impacto riscos e danos causados no dia a dia. A grosso modo, o vitrificador foi criado para “sofrer” tudo aquilo que era recebido anteriormente diretamente pelo verniz, tendo uma duração de até 5 anos.