
Aquaplanagem: O Que É E Como Evitá-La
A aquaplanagem é um fenômeno físico no qual um veículo, ao passar sobre uma camada de água, perde o atrito com o asfalto. Quando isso acontece, o carro literalmente flutua, fazendo com que o motorista perca o controle do automóvel.
Passar por uma situação de aquaplanagem apresenta alto risco de acidente. Por isso, ao dirigir na chuva, a atenção do motorista deve ser redobrada.
Lembre-se: em épocas de chuva, antes de sair de casa pesquise se o seu local de destino corre riscos de alagamentos, caso tenha, opte por outro trajeto.
A boa notícia é que é possível se precaver a aquaplanagem e, caso isso venha acontecer com você, minimizar os transtornos para que a situação não resulte em um sinistro.
A qualidade do asfalto, a velocidade do veículo, a quantidade de água na superfície e, principalmente, o estado de conservação dos pneus são alguns fatores que favorecem a aquaplanagem, aumentando o risco de acidentes.
Para evitar acidentes na chuva, vale seguir algumas recomendações:
Está chovendo? Não corra!
A alta velocidade é um dos principais fatores da perda do atrito entre o pneu e o asfalto, facilitando a entrada de água entre os dois elementos.
Por isso, a primeira coisa que temos que ter em mente é que devemos dirigir a uma velocidade reduzida, mesmo que a sinalização da via indique uma velocidade superior.
Manutenção dos pneus é fundamental
Realizar sempre a manutenção dos seus pneus é garantir a segurança de sua viagem.
Não os deixar “carecas”, calibra-los, manter a pressão indicada pelo fabricante e realizar o rodízio a cada 5 mil quilômetros são algumas ações que precisam estar em dia.
Pneus muito gastos podem fazer com que o veículo aquaplane facilmente, pois não possuem mais sulcos, que têm formas projetadas para que a água seja escoada pela extremidade, mantendo a aderência ao solo.
Outro fator importante é a largura dos pneus. Por mais incrível que pareça: quanto mais largo o pneu, pior.
É só pensar em uma bicicleta entrando em um trecho alagado: suas rodas têm maior probabilidade de “cortar” a lâmina de água do que um carro esportivo com pneus largos.
Cuidado ao passar por um trecho alagado
Segundo o corpo de bombeiros, depois de um trecho alagado, se você precisar parar, existe um grande risco de acidente, pois os freios podem não funcionar, já que os componentes estão molhados e não existe atrito entre eles.
Mas, e se mesmo assim, ocorrer uma aquaplanagem?
Caso a aquaplanagem ocorra é importante manter a calma e estar preparado para agir de forma correta:
- - Retire imediatamente o pé do acelerador assim que sentir que o carro já não está mais sob seu controle.
- - Não pise no pedal do freio bruscamente;
- - Segure firme o volante para manter as rodas retas;
- - Quando os pneus retomarem o contato com o solo, gire levemente o volante de um lado para o outro para sentir que o veículo recuperou a aderência;
- - Caso seu veículo possua freios ABS (que não trava as rodas completamente), aplique alguma força no pedal do freio, mantendo-o pressionado até retomar o controle total do veículo.