Como identificar uma oficina de confiança com a garantia de serviços de qualidade?

Como identificar uma oficina de confiança com a garantia de serviços de qualidade?

Quando o assunto é manutenção de carros, muito se fala na procura por uma oficina ou mecânico de confiança. Mas o que, exatamente, quer dizer isso e como identificar um serviço mecânico de qualidade?


A excelência no atendimento no setor automotivo é fundamental para trazer conforto e confiança na hora de deixar seu carro nas mãos de um profissional sem preocupações. Reunir informações importantes para que você consiga ter mais segurança na hora de buscar esse serviço é o primeiro passo.

Reúna comentários e recomendações sobre a oficina ou mecânico


Essa é a forma mais usada na busca por uma oficina ou mecânico de confiança. Procure familiares ou amigos que tenham o hábito de fazer a manutenção preventiva em seus carros regularmente no mesmo estabelecimento e verifique a opinião deles acerca da qualidade no atendimento.
Também vale fazer uma busca na internet, tanto em sites voltados à reclamação de clientes como em redes sociais, para verificar a avaliação sobre a oficina e como ela responde às objeções. Assim, você pode evitar problemas futuros e surpresas na hora de buscar o carro.


Verifique se é feito um checklist na entrada do veículo


Uma boa medida para saber se optou por um serviço de qualidade é o tratamento assim que você deixa o veículo na oficina. Uma prática que ajuda nisso é a verificação geral, por parte do mecânico, sobre as condições do carro.
Ao fazer isso, ele entrega ao proprietário um documento, como uma vistoria, indicando a quilometragem, o nível de combustível, se há avarias na lataria ou amassados. Dessa forma, evita-se que alguns danos fiquem sem reparação após a devolução do carro.

Aprove o orçamento antes de iniciar o serviço


Ter a possibilidade de receber um orçamento prévio para poder comparar preços com outras oficinas também oferece mais segurança ao proprietário do veículo. Veja se a prestação de serviço contempla essa prática.
No documento, devem estar descritas as peças que têm defeitos e deverão ser trocadas, seus valores, os serviços que serão realizados e o custo da mão de obra. Assim, você poderá fazer uma previsão de gastos com a manutenção do veículo ou desaprovar o serviço, caso não concorde com os preços.


Cheque se a oficina emite nota fiscal


A nota fiscal é item obrigatório para qualquer prestação de serviço. Em uma oficina mecânica, ela ainda garante a procedência das peças trocadas. Caso essa informação não conste do documento, valerá o que diz o Código de Defesa do Consumidor. Ou seja, as peças devem ser originais, a não ser quando o contrário for aprovado pelo cliente.


Confira prazo de garantia do serviço


Também prevista no Código de Defesa do Consumidor está a garantia pelos serviços prestados na oficina. Por isso, é importante ter a nota fiscal completa, com a descrição do que foi feito em seu veículo e das peças trocadas.
Pela lei, o prazo de garantia é de três meses, de acordo com o Procon. Os reparos, caso haja algum problema após o conserto, devem ser realizados gratuitamente. Também está prevista, dependendo do caso, a devolução do dinheiro pago e da diferença entre o que foi executado e o que foi contratado.


Todas essas ações podem ajudar a garantir que os serviços prestados terão a qualidade esperada pelo dono do automóvel. Lembre-se, sempre, de que é preciso checar como o veículo se comporta após a manutenção. Faça uma análise do desempenho e verifique se o problema que o levou à oficina foi reparado.

:
Fonte: https://blog.nakata.com.br

Fale conosco

Consulte nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre esse e outros assuntos!