Saiba como checar se a revisão do carro foi feita de forma correta

Saiba como checar se a revisão do carro foi feita de forma correta

A revisão automotiva é um conjunto de serviços que garantem o bom funcionamento do automóvel, além de prevenir problemas futuros. Serão observados o estado de conservação e funcionamento de todos os componentes e sistemas do veículo, sejam mecânicos ou elétricos.

Após feitos no veículo, no entanto, muitos proprietários não conhecem quais foram as modificações realizadas, podendo ter algum desses serviços em desacordo com o esperado. Por isso, é extremamente importante que se faça uma checagem do trabalho entregue.

 

O motorista faz sua parte levando o carro à oficina, mas como saber se todos os passos recomendados pela fábrica foram seguidos?

Uma das primeiras ações a se tomar começa antes mesmo de levar o carro à oficina: ler o manual do automóvel. Nele você encontra o plano de manutenção determinado pelo fabricante e evita cobranças extras por serviços desnecessários.

Depois disso, é válido marcar as peças que deve ser trocadas. Essas marcas servem para identificar se, após a revisão, elas foram realmente substituídas por novas.

Outros itens também são de fácil verificação, como o óleo. Basta examinar a vareta de medição antes de levar o carro para a oficina, observando o nível e a cor do líquido. Após a revisão, a coloração do novo fluído deve ser mais clara.

Em casos de possíveis barulhos apontados anteriormente, a checagem deve ser feita ainda no estabelecimento. Se o barulho for algo presente apenas com o carro em movimento, a orientação é colocá-lo para funcionar ainda no mesmo dia para conferir se o problema foi solucionado. Uma breve volta com o carro pode apontar isso e em caso de permanência, deve-se retornar para a oficina logo em seguida. 

 

Quais itens devem ser verificados? Como é feita a revisão do carro?

ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO

O primeiro alinhará o direcionamento das rodas, enquanto o segundo equilibrará a distribuição de peso do veículo sobre os paneus. Esses dois procedimentos são fundamentais para que o seu carro seja estável e seguro ao rodar.

Pode parecer algo simples e inofensivo, mas a falta de cuidado com esse item pode implicar diretamente no aumento do consumo de combustível e no desgaste prematuro de pneus. Por isso, a cada 10 mil km é indispensável que você faça o alinhamento e balanceamento do automóvel.

AGUA NO RADIADOR

No caso da água no reservatório do radiador, se ignorado, pode causar superaquecimento, que vai ocasionar problemas drásticos no motor, com danos irreversíveis ou caríssimos de serem consertados.

FILTRO DE COMBUSTÍVEL

A regra é clara: os filtros de combustível devem ser trocados a cada 10 mil km. Eles são os responsáveis por barrar impurezas presentes nos combustíveis comercializados nacionalmente. Dessa maneira, você evita o acúmulo e o trânsito de resíduos abrasivos pelo interior do motor, que prejudicariam notavelmente o desempenho do carro.

VELAS DE IGNIÇÃO

Nada de extremamente perigoso acontecerá se você não trocar as velas, já que são responsáveis apenas pela ignição do motor. No entanto, você notará sim uma perda de desempenho e um aumento de consumo.

Isso ocorre porque as velas gastas geram faíscas fracas, comprometendo a agilidade do carro na queima de combustível.

O período recomendado é a cada 20 mil km, mas há de se considerar que diferentes montadoras apontam períodos distintos e, por iso, é essencial ficar de olho no manual do seu carro.

AR CONDICIONADO

A recomendação é que a troca do filtro seja a cada 15 mil km. Dessa maneira, você evita o acúmulo de bactérias e partículas prejudiciais a sua saúde e de todos os outros que utilizam o veículo.

Além do filtro, é bacana higienizar os dutos do sistema de ar-condicionado. Afinal, de que adianta um filtro novinho transmitindo ar por uma tubulação suja, não é mesmo? Essa higienização é recomendada a cada 10 mil km.

FILTRO DE AR DO MOTOR

A cada 15 mil km deverá ser substituído o filtro de ar do motor. Ele é responsável pela admissão de ar no motor e é quem impede a entrada e circulação de poeira abrasiva no seu interior.

Vale lembrar que esse período será reduzido caso você transite em regiões com alto nível de poeira ou fuligem.

FREIOS

São componentes fundamentais para trafegar com um carro. Você mesmo pode ter uma breve análise deles:

Dê uma volta no seu quarteirão e deixe os ouvidos atentos a qualquer ruído emitido durante a frenagem. Além disso, note de há alguma resistência/trepidação no pedal. Em ambos os casos, a causa pode ser a vitrificação das pastilhas ou algum outro problema que prejudique o potencial da frenagem do seu carro.

Não esqueça de fazer a substituição do fluído de freio a cada 20 mil km. Ignorar essa periodicidade fará com que peças que compõem o sistema do freio comecem a oxidar. Os sintomas ao frear, serão a resistência à parada e ruídos bastante incômodos.

PNEUS

Pneus em bom estado são fundamentais para vários aspectos da rodagem: conforto, estabilidade, performance, segurança...

Essa tamanha influência no rodar do carro se deve ao fato de que são o único componente do veículo que se comunica com o solo. Pneus carecas e/ou com sulcos bastante gastos são um problema crítico, uma vez que quanto menor a aderência do pneu com o solo, maiores as chances de uma fatalidade.

PINTURA

Nada como a pintura de um 0 km, não é mesmo? Mas todo esse brilho é inevitavelmente ofuscado ao longo dos anos de uso. Sejá por função da natureza (desejos de pássaros, maresia...) ou do uso inerente, como os risquinhos no capô que ocorrem depois de andar atrás de um caminhão na rodovia.

Enquanto o seu carro é novo – até 20 mil km – você não precisa lançar mão de grandes esforços para manter o brilho, bastando encerar a cada 2 meses. Agora, se o carro perdeu completamente o brilho ou apresentar manchas, o ideal é recorrer a processos como a cristalização ou espelhamento da pintura.

A Renovacar é um centro automotivo credenciado para efetuar os mais diversos serviços no seu veículo, como: Revisão de quilometragem, revisão periódica e preventiva, revitalização, embelezamento e todo tipo de reparos na lateria, inclusive Chassis.

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Fonte: https://posocco.jusbrasil.com.br/

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