Vícios ao volante: 8 coisas que podem prejudicar seu carro

Vícios ao volante: 8 coisas que podem prejudicar seu carro

Você tem vícios ao volante? Se a resposta para essa pergunta foi sim, fique atento, pois alguns deles podem diminuir a vida útil de alguns componentes do seu carro.

A verdade é que muitos motoristas possuem hábitos enraizados, difíceis de serem abandonados, e muitas vezes nem sabem o quanto estão prejudicando seus veículos.

 

Confira a seguir os maus hábitos mais comuns que podem danificar, em pouco tempo, os sistemas mais importantes de um automóvel:

 

1. Rodar com o carro no ponto morto

Algumas pessoas acreditam que rodar com o carro desengatado, principalmente em descidas, pode economizar combustível.

O que ocorre é justamente o inverso. Quando o motorista retira o pé do acelerador e coloca o veículo em ponto morto, o sistema de injeção entende que o carro está em uma marcha lenta, injetando mais combustível.

Em descidas, a prática conhecida como “banguela” sobrecarrega o sistema de freios. Opte sempre por descer engrenado.

 

2. Transitar com o carro sobrecarregado

Rodar com o veículo muito pesado — excesso de passageiros ou objetos — força o motor, sobrecarrega o sistema de suspensão e aumenta o consumo de combustível.

Tenha em mente que cada modelo de automóvel é projetado para carregar até uma determinada carga. Acima disso, pode trazer prejuízos e comprometer a vida útil do motor, suspensão e sistema de frenagem.

 

3. Circular com o combustível na reserva

É bem comum as pessoas transitarem com o tanque na reserva, achando que essa prática não prejudica em nada o carro.

Ledo engano. Isso pode levar ao entupimento dos bicos de injeção, ou até mesmo uma sobrecarga do filtro de combustível.

Ocorre que o combustível, apesar de filtrado, acumula impurezas que se depositam no fundo do tanque. Assim, quando ele está quase vazio, elas podem ser sugadas pela bomba, entupindo determinados componentes.

 

4. Descansar o pé na embreagem

Um dos vícios ao volante mais conhecidos é o motorista descansar o pé na embreagem. Esse hábito pode provocar o afastamento do platô do disco de embreagem, o que acaba causando atrito entre as peças e um consequente desgaste nesse sistema.

 

5. Executar arrancadas e reduzidas extremas

Esse hábito não é recomendável, tendo em vista que agride os coxins do motor — peças que absorvem os impactos do bloco do motor e evitam a propagação para outros componentes, protegendo-os de danos maiores.

 

6. Passar de lado em valetas ou lombadas

Essa prática coloca em risco o sistema de amortecimento do carro, visto que provoca uma divisão de peso desigual forçando as 4 pontas do eixo de forma incomum.

A carroceria do automóvel também sente com a passagem em diagonal em lombadas. Esse hábito pode provocar torções na estrutura e soltar pontos de soldagem, além de gerar ruídos adicionais muito incômodos.

 

7. Apoiar o pneu na guia da calçada

Essa é uma prática bem comum para “segurar” o veículo, mas saiba que ela pode causar danos ao pneu, favorecendo o surgimento de bolhas e o desbalanceamento das rodas.

Para quem se sente inseguro em deixar o carro só com o freio em ladeira íngreme, a dica é engatar a primeira marcha do veículo.

 

8. Apoiar a mão sobre a alavanca de câmbio

O hábito de manter a mão apoiada sobre a alavanca de câmbio ocasiona uma pressão constante sobre os mecanismos internos desse sistema.

Com o tempo, essa ação frequente pode provocar um desgaste, além de folgas nos sincronizadores e rolamentos. Por isso, ao trocar a marcha, coloque a mão de volta na direção.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente! 

:
Fonte: https://brfrance.com.br/blog/vicios-ao-volante-8-coisas-que-podem-prejudicar-seu-carro/

Fale conosco

Consulte nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre esse e outros assuntos!